Este é o Zézinho. Nasceu a 16 de Fevereiro de 2011, com paralisia cerebral, mas com a felicidade de viver rodeado de amor, carinho e protecção da sua família. Deixa uma marca em todos os que passam por si, não só pela sua história, mas particularmente pela sua expressão de sorriso ternurento que não nos deixa indiferente à sua presença. O Zézinho é uma criança, ele brinca, sorri, chateia-se, faz birra. A sua capacidade comunicativa é limitada, mas os seus olhos e expressões faciais são fortes e intimidam-nos. São expressões de luta e garra, é a expressão de alguém que nunca desiste apesar da dificuldade.

Não há expectativas de que o Zézinho se torne num homem independente, mas com o apoio e ajuda da família e amigos, que o acompanham a terapias, hoje ele consegue ter uma vida mais confortável.

No entanto o meu olhar recaí nos valores humanos representados por esta família, no altruísmo, na força e esforço que dedicam, na incansável vontade de proporcionar o melhor ao filho. Por isso, pedi permissão à Maria e ao Paulo para os acompanhar em diversas situações do seu quotidiano. Senti o dever de mostrar esta realidade crua e dura, de sensibilizar as pessoas sobre o trato humano. Obrigar a reflectir sobre o egoísmo praticado pela sociedade e lembrar da dor do próximo.

Porque os apoios sociais são poucos, porque esta família precisa de apoio financeiro externo para proporcionar uma vida merecida ao seu filho e porque assim como o Zézinho, existe a Marina, o Rodrigo, a Liliana e tantas outras pessoas que mais precisam da atenção e apoio de todos.

NIB 0033-0000-45422905473-05 millennium bcp

IBAN PT50 0033 0000 4542 2905 4730 5

SWIFT BCOMPTPL

Maria do Céu (Mãe do Zezinho): 91 400 78 29.

Saiba mais sobre a história do Zezinho na página 2.

Páginas: 1 2